sábado, 28 de abril de 2012
Poema vencedor das Olimpíadas da Língua Portuguesa
Pâmela Aparecida de Oliveira
Brisa brava me cutuca
Sopra bem na minha nuca
Varrendo logo a vontade
de dormir até mais tarde
O relógio faz barulho
Galo alegre também canta
me encantando pra acordar.
E parece me levar
Há poeira na estrada
– redemoinho de areia –
Vento que venta sem parar...
Enquanto a boiada
Aposta corrida em disparada
“–Quem vencer vai ganhar mel!”
Agora veloz como a águia
Toma banho na lagoa
Pula, brinca, bebe água!
Vem vindo na ventania...
Joga pra lá e pra cá o café
Verde no pé – preto no chão.
Varrido pelo vento
Que vem
É o meu mundo
Pequeno –grande – profundo!
quarta-feira, 25 de abril de 2012
Depoimento do Leitor
Cia Cacique de Café Solúvel
segunda-feira, 9 de abril de 2012
Café & Simplicidade
sexta-feira, 6 de abril de 2012
Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
Foi a 15ª ferrovia a ser construída no país, tendo as suas obras sido executadas entre 1907 e 1912. Estende-se por 366 quilômetros na Amazônia, ligando Porto Velho a Guajará-Mirim, cidades fundadas pela EFMM.
Após duas tentativas fracassadas para a sua construção no século XIX, espalhou-se o mito de que, mesmo com o todo o dinheiro do mundo e metade de sua população trabalhando nas suas obras, seria impossível construí-la. O empreendedor estadunidense Percival Farquhar aceitou o desafio e teria afirmado "(...) vai ser o meu cartão de visitas".[1]
Foi a primeira grande obra de engenharia civil estadunidense fora dos EUA após o início das obras então ainda em progresso no Canal do Panamá. Com base naquela experiência, para amenizar as doenças tropicais que atingiram parte dos mais de 20 mil trabalhadores de 50 diferentes nacionalidades, Farquhar contratou o sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz, que visitou o canteiro de obras e saneou a região.
A EFMM garantiu para o Brasil a posse da fronteira com a Bolívia e permitiu a colonização de vastas extensões do território amazônico, a partir da cidade de Porto Velho, fundada em 4 de julho de 1907.
São histórias como essas, que contribuíram muito para construção de nosso país, conheça muito mais da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré no programa Globo Reporter de 06/04/12 (http://g1.globo.com/globo-reporter/).
Fonte: Wikipédia