Café #SímbolodaAmizade, o bom é compartilhar!

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Sabor da História - Rota do Café, Segredos do Café



A barista Cristina Maulaz esclarece aos visitantes da Rota do Café um pouco dos mistérios de uma boa xícara de café. nada melhor que conhecer mais dessa história que tanto ajudou o estado do Paraná e em especial o Norte Pioneiro, misturando história e o preparo da bebida. Cristina mostra as diferentes formas de fazer o cafezinho, ela faz questão que os participantes provem a bebida sem açucar, dessa maneira o paladar fica mais aguçado, assim ajuda perceber os diferentes sabores peculiares ao tipo de cada café.
Maulaz reforça a importância de preservar os óleos essenciais desde a sua torra, que não pode ser muito forte para não ocorrer a desintegração desses ingredientes.

Quer conhecer mais sobre a rota do café, confira outras postagens aqui no blog (clique aqui).

Fonte: Folha de Londrina, 28 de novembro - Folha 2 e
Sucesso Comunicações em Multimeios 

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Sabor da História - Café Espacial



Demorou um certo tempo, para ser exato, foram 53 anos desde a primeira passagem do homem ao espaço, mas finalmente o café que ultrapassou muitas fronteiras, agora supera novos limites. 
A primeira astronauta italiana a viajar ao espaço Samantha Cristoforetti (37 anos), será também o primeiro ser humano a tomar um espresso em plena órbita . Foi levado a bordo do foguete uma cafeteira batizada de "ISSpresso", a sigla é em homenagem a Estação Espacial Internacional.
Apesar do feito ter uma grande exploração comercial em levar uma máquina de espresso para o espaço, é mais um momento importante para a cultura cafeeira que conquista mais este feito. 

Fonte: Uma indicação de nossa leitora Mara Oliveira. 
Portal G1 e Estadão

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Sabor da História - Cafés Especiais no Brasil Motorcycle Show


Brasil Motorcycle Show é um evento de motociclismo, o festival organizado por OC Promo reúne as principais referências, atrações e laçamentos do mundo duas rodas. O evento será de 21 a 23 de novembro 2014 em Curitiba-PR. Além das atrações voltadas ao motociclismo, os visitantes vão poder aproveitar uma área repleta de atrações gastronômicas, contando com 8 food trucks (espaço móvel que transporta e vende comida).
E claro que não poderia falta café nessa história, o evento vai contar com o food truck do Bio Barista Cafés Especiais, primeira cafeteria móvel do país, o visitante vai ter como opção desde espresso clássico, ao coffee shake com sorvete e ovomaltine.


Fonte: Gazeta do Povo - 20/11/14  e  Food Trucker

Sabor da História - Café no Museu


Atenção com a data de realização, ingressos e confirmação de reserva. Leve sua xícara e ajude o meio ambiente.

Café #símboloDaAmizade, o bom é compartilhar!

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Sabor da História - Medalha Ouro Verde


Localizada no Norte Pioneiro do Paraná a cidade de  Londrina teve fortes  influências da cultura cafeeira em sua trajetória, podemos encontrar vários exemplos do valor que o café proporcionou para a cidade, como o Cine Teatro Ouro Verde.Outra lembrança viva do que o café foi para Londrina é a honraria "Medalha Ouro Verde" que destina-se a agraciar entidade, órgão, instituição ou organização similar, empresa privada ou pública, com sede no município, que por suas atividades, em qualquer ramo, que atuou de forma notável ou relevante e isto tenha resultado em benefícios públicos, diretos ou indiretos, para o bem da comunidade londrinense. A honraria é proposta por meio de projeto de lei, de iniciativa dos Vereadores ou do Prefeito do Município.
Nomear construções e honrarias com palavras que remetem a cultura cafeeira é uma forma de mostrar as futuras gerações o quanto o fruto ajudou a cidade a crescer e se desenvolver.

Lei nº 11.538 de 19  de abril de 2012

A honraria Medalha Ouro Verde substituiu outra homenagem, a "Comenda Ouro Verde" instituída em 1987

Lei nº 3.979 de 06 de julho de 1987



Fonte: Câmara Municipal de Londrina

Agradecimentos: Mauro Martimiano, Devanir Parra e Hortência.