quarta-feira, 28 de março de 2012
Importância dos Brasões
Apenas os nobres possuíam brasões, depois os reis, que também passaram a oferecer brasões aos vassalos como sinal de distinção ou bravura.
No Brasil a importância que o café teve para determinados estados ou cidades, além da nossa nação, podemos ver conhecendo seus brasões, muitos deles possuem um ramo de café frutificado. confirmando o grau de importância que a cultura ofereceu, proporcionando desenvolvimento e riqueza.
Curiosidades:
A partir do século XIX, com a ascenção ao poder da Burguesia e o declínio da Aristocracia, o brasão foi perdendo a sua importãnica. No século XX o basão renasceu, mas, desta vez, aplicado na simbologia de municípios, corporações, estados, e outras entidades coletivas. De observar que, desde o século XIX, por tradição, muitas dessas entidades chamaram "brasões" aos seus emblemas distintivos. No entanto, muitos desses emblemas, são falsos brasões, já que, apesar da denominação formal de brasão, não obedecem às regras da hiráldica.
Figuras Heráldicas podem ser:
Naturais: animais, plantas, árvores, astros, figura humana...;
Artificiais: guerra, caça, artes, ofícios, arquitetura militar, armaria, marinha, cavalaria, cerimônias religiosas...;
Quiméricas, Fantásticas: grifo, dragão, centauro, águia bifronte. serpe, unicórnio e outros.
terça-feira, 27 de março de 2012
Importância da Cultura Cafeeira

As armas nacionais são um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelece o art. 13, § 1.º, da Constituição do Brasil. Os outros símbolos da República são a bandeira nacional, o hino nacional e selo nacional. O Brasão de Armas do Brasil foi idealizado pelo engenheiro Artur Zauer e desenhado por Luís Gruder sob encomenda própria do Presidente Manuel Deodoro da Fonseca.
Segundo a Lei 5.700, de 1.º de setembro de 1971, as armas nacionais são as instituídas pelo decreto 4, de 19 de novembro de 1889, com a alteração feita pela Lei 5.443, de 28 de maio de 1968 e pela Lei 8.421, de 11 de maio de 1992. As armas nacionais , ou BRASÃO NACIONAL, compõe também a Faixa Presidencial, na parte frontal.
Leia mais (Importância dos Brasões).
Fonte: wikipedia
quarta-feira, 21 de março de 2012
Atrativos - Rota do Café
Atrativos - Rota do Café
CAFÉ FAZENDA LUSITÂNIA: A fazenda situada em ótima região, tem em suas paísagens serras, rios, pecúaria, diversos cultivos agrícolas e principalmente lavouras de café. A fazenda produz com padrão de alta qualidade, um café chamado especial/gourmet. Seleção de grãos manual e torrefação própria.
Fonte: www.rotadocafe.tur.br
Mais informações: fazendalusitania@hotmail.com
segunda-feira, 19 de março de 2012
Atrativos - Rota do Café
FAZENDA PALMEIRA: Propriedade possui uma estrutura completa, quando se trata da cultura cafeeira, desde da produção de mudas, plantio, colheita, secagem, armazenagem e beneficiamento do café. Mantem em sua propriedade uma blibioteca, aberta para moradores e visitantes, capela e um cultivo de flores tropicais.
Fonte: www.rotadocafe.tur.br
Mais informações: cno@onda.com.br
Atrativos - Rota do Café
FUNDAÇÃO CULTURAL DE IBIPORÃ: Com o intuíto de fomentar a cultura em Ibiporã, à Fundação Cultural de Ibiporã, desenvolve projetos como oficinas de dança, música, teatro e outros, compõem em sua estrutura, museu histórico e de Artes de Ibiporã, ballet, Centro Musical e Artes, Centro do Artesanato.
MUSICAL "CORAÇÃO DO CAFÉ": O musical conta o ramance de dois imigrantes, que chegam ao Brasil para trabalhar na lavoura de café. O espetáculo aborda a chegada dos imigrantes pelo mar e como se estabeleceram na fazendas cafeeiras.
Fonte: www.rotadocafe.tur.br
Mais informações: fundcultural_ibipora@yahoo.com.br
e anamariaalcantara@fcibipora.com.br
Feira Nacional de Irrigação em Café

Fonte: agroevento.com
quinta-feira, 15 de março de 2012
Atrativos - Rota do Café
MUSEU HISTÓRICO PADRE CARLOS WEISS: Inaugurado em 1970, nas dependências da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina, em 1974 tornou-se orgão suplementar da universidade Estadual de Londrina.
Em 10 de dezembro de 1986, ocupou e permanece até os dias atuais, no prédio da antiga Estação Ferroviária. Por suas linhas arquitetônicas constitui-se em marco histórico da origem inglesa da colonização do Norte Novo do Paraná.
Fonte: www. rotadocafe.tur.br
Mais informações: Museu@uel.br
Atrativos - Rota do Café
JACARÉZINHO
EMPÓRIO CAFÉ DA CASA: Você pode degustar e apreciar os cafés do Norte Pinoneiro do Paraná, aromas e caracteristicas que são encontrada apenas nessa região, bebidas quentes ou frias. O Empório Café da Casa, também oferece chocolates, bolos, biscoitos artesanais, cosméticos a base de café, venda, locação e assistência técnica em máquinas de café, classificação, seleção e torra artesanal.Fonte: www.rotadocafe.tur.br
Mais inforações: emporiocafedacasa@yahoo.com.br
Atrativos - Rota do Café
FAZENDA FLORA: Propriedade história, pertence a família Costa Lima desde 1956, credênciada à Rota do Café, é a única fazenda histórica, conta com 24 tulhas secadoras e terreiro de café. Detem de documentos históricos do auge da cultura cafeeira no Brasil.
Fonte: www.rotadocafe.tur.br
Mais informações: fazflora@gmail.com
quarta-feira, 14 de março de 2012
Rota do Café

A cultura cafeeira surge no norte do Paraná na década de 40, promovendo uma transformação de impacto, comparada à culturas como foi a cana-de-açúcar para o nordeste brasileiro, no período colonial e o ouro na região mineira, no século XVIII. O café tem papel importante, trouxe com ele o desenvolvimento, riquesas para a região norte, cidades se formaram, pessoas chegavam de muitos lugares, mineiros e paulista, imigrantes europeus e asiáticos também contribuiram para a construção de nossa cultura.
Os roteiros para conhecer a rota do café, são elaboardos de forma que atenda as necessidades do visitante, um passeio envolvente, que remete as origens da história, contemplano as belezas naturais da região.
Cidades que participam da Rota do Café (Projeto de Turismo Norte Paranaense - SEBRAE/PR):
ASSAÍ
BANDEIRANTES
CAMBARÁ
CAMBÉ
CARLÓPOLIS
CONS. MAIRINCK
IBAITI
IBIPORÃ
JACARÉZINHO
LONDRINA
Patrimônio São Luis
Patrimônio Regina
RIBEIRÃO CLARO
ROLÂNDIA
SANTO ANTÔNIO DA PLATINA
SANTA MARIANA
TOMAZINHO
quarta-feira, 7 de março de 2012
terça-feira, 6 de março de 2012
Simpósio Nacional
Agrocafé 2012

Programação 13º Agrocafé – Simpósio Nacional do Agronegócio Café
Data: 12 a 14 de março de 2012
Local: Hotel Pestana, em Salvador – BA.
Tema central do evento é “Cafés do Brasil” e serão abordados aspectos de associativismo e copoperativismo, planejamento e gestão agropecuária, pragas e doenças, manejo produtuivo, entre outros por meio de palestras, debates, apresentação de trabalhos, cursos, entre outras atividades
13ª ExpoCafé: Paralelamente ao simpósio acontece a 13ª edição da ExpoCafé, com foco nas articulações entre todos os segmentos da cadeia produtiva. A feira será realizada no Salão Jorge Amado, no Hotel Pestana e contará com a presença de stands de instituições de diversos segmentos da cadeia produtiva cafeeira
Mais informações: http://www.ruralcentro.com.br/eventos/2021/agrocafe-2012