Café #SímbolodaAmizade, o bom é compartilhar!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Importância dos Brasões

A arte ou ciência de criação de brasões é chamada de heráldica. A palavra brasão vem do alemão blasem, significa tocar buzina, uma referência ao toque dos cavaleiros medievais nos combates.
Apenas os nobres possuíam brasões, depois os reis, que também passaram a oferecer brasões aos vassalos como sinal de distinção ou bravura.
No Brasil a importância que o café teve para determinados estados ou cidades, além da nossa nação, podemos ver conhecendo seus brasões, muitos deles possuem um ramo de café frutificado. confirmando o grau de importância que a cultura ofereceu, proporcionando desenvolvimento e riqueza.


Curiosidades:

A partir do século XIX, com a ascenção ao poder da Burguesia e o declínio da Aristocracia, o brasão foi perdendo a sua importãnica. No século XX o basão renasceu, mas, desta vez, aplicado na simbologia de municípios, corporações, estados, e outras entidades coletivas. De observar que, desde o século XIX, por tradição, muitas dessas entidades chamaram "brasões" aos seus emblemas distintivos. No entanto, muitos desses emblemas, são falsos brasões, já que, apesar da denominação formal de brasão, não obedecem às regras da hiráldica.
Figuras Heráldicas podem ser:
Naturais: animais, plantas, árvores, astros, figura humana...;
Artificiais: guerra, caça, artes, ofícios, arquitetura militar, armaria, marinha, cavalaria, cerimônias religiosas...;
Quiméricas, Fantásticas: grifo, dragão, centauro, águia bifronte. serpe, unicórnio e outros.

Um comentário: