Café #SímbolodaAmizade, o bom é compartilhar!

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Sabor da História - Painel do Café


Uma das mais belas obras de arte presentes em Maringá o Painel do Café, encontra-se entre as composições artísticas mais antigas, sendo que em 2016 completará 60 anos. 
Em fevereiro após reunião com representantes da prefeitura e das famílias Maiomone e Bruder, foi oficializada a doação da obra ao município, uma ótima notícia na preservação da história da cidade. Trata-se de um painel de azulejos que mede 2,4 metros de altura - 16 peças, por 7,5 metros de largura - 53 peças, total de 848 peças. Bendito foi o Sr. Américo Dias Ferraz, então fazendeiro, cerealista de café e dono do bar onde foi instalado a obra - Bar Colúmbia, ponto de encontro de cerealistas e políticos. A pintura representa a colheita do café sendo efetuada provavelmente em uma fazenda em Minas Gerais, devido as montanhas ao fundo, de possível propriedade do Sr. Américo Dias Ferraz.
O Painel do Café será transferido de lugar, estudos técnicos para essa remoção estão sendo realizados. A decisão do local onde a obra será reinstalada ainda não foi decidido, a Comissão Especial de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Maringá (CEPPHAC) vem acompanhando todo processo. O que está certo é que toda comissão quer que o painel fique exposto em local público e de fácil acesso.

O Painel do Café foi tombado em 2011 e está em situação de risco, dividindo espaço com um mercado de utilidades, portanto a doação e a notícia de transferência foram recebidas com alegria no meio histórico e quem ganha é a população e principalmente os apaixonados por nossa cultura cafeeira, importante peça no desenvolvimento econômico de diversas cidades e regiões.


Acervo JC Cecilio - blog MPB
Maringá Paraná Brasil
Aproveite e confira outra postagem sobre a obra - Sabor da História 

O Artista
Waldemar Moral Sendin (In Memoriam)

Bar Colúmbia - Painel do Café ao fundo




Fonte: Secretária de Cultura de Maringá, Wilame Prado e Welington Vilanova.

Um comentário:

  1. A imagem acima (interior do Café Colúmbia) é de meu acervo JC Cecilio - favor creditar. blog MPB - Maringá Paraná Brasil

    ResponderExcluir