Café #SímbolodaAmizade, o bom é compartilhar!

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Sabor da História - Borrazópolis-PR


Localizada no centro do estado do Paraná, pertencente ao Vale do Ivaí, Borrazópolis, é mais um município do nosso estado que teve influências da cultura cafeeira, podemos notar em seu brasão, que possui uma rama de cafeeiro frutificada, também notamos a participação do café no hino da cidade, que traz uma estrofe narrando a evolução do ciclo cafeeiro. O esforço dos trabalhadores e o progresso que a cultura proporcionava.
A "Terra dos Cafezais"
Atraiu os imigrantes,
Com esforço, fé e amor,
O trabalho foi avante.
A cidade foi surgindo
Com o povo construindo.
Um outro detalhe que mostra a gratidão ao ouro verde é o Monumento em Homenagens Aos Pioneiros, inaugurado em 06 de setembro de 2009, retratado em uma grande obra de arte feita em cimento pelo artista Roverson Tales Turek, 38, que simbolizou a trajetória da cidade em 5 faces, sendo que na 1ª face é a abertura da mata para a colonização, 2ª é lavoura branca, na 3ª face a cultura cafeeira, representada com o trabalho da família na lavoura. Quantas famílias imigravam em busca de uma vida melhor no cultivo do nosso “Ouro Verde”, que infelizmente foi muito prejudicado em 75 devido a geada negra,
A 4ª é a vez das plantações que utilizavam a força animal e o trabalho com o gado de corte e leite e na 5ª e última parte o artista trouxe as culturas atuais, milho, soja e trigo. Novamente surge a homenagem ao café com um ramo. Acima de tudo Jesus Cristo dando a benção.

O Monumento levou 14 meses para ficar pronto, Turek trabalhava 16H por dia, amor a arte e a história, que ultrapassa a barreira do cansaço e percepção de tempo. A construção utilizou 50 toneladas de concreto, que o artista fez desde a fundação, pois cada painel mede 6 x 4 m, no centro um mastro de 20 metros de altura para suportar uma bandeira de 25m².
Até o final desse ano de 2017, ano que a obra completou 8 anos, Roverson vai trabalhar em seu restauro.

Borrazópolis (14 de dezembro de1952) – É junção do nome de um dos primeiros donos de terras na região Dr. Francisco José Borraz que dedicou muito do seu tempo em prol da gleba e a palavra pólis que vem do grego – cidade.

Roverson Tales Turek é morador de Borrazópolis e vive do seu trabalho (arte em cimento) desde 2008

1ª Face - Derrubada da mata
2ª Face - Lavoura branca
3ª Cultura Cafeeira

4ª Face - Uso animal nas lavouras
5ª Face - Agricultura atual 




                       















Fonte: http://www.borrazopolis.pr.gov.br/ e Roverson Tales Turek
Fotos: Sabor da História Café

                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário