Café #SímbolodaAmizade, o bom é compartilhar!

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Sabor da História Café - Ponte Pênsil Chavantes

 


Ponte pênsil Alves Lima

Novamente a ponte Alves Lima sofre... possivelmente devido ação humana. Destruída parcialmente por um incêndio no último sábado 07/11.
 
O Norte Pioneiro foi colonizado por paulistas e mineiros, trazendo a cultura do café para o Paraná. A transposição dos rios, como o Paranapanema, representou uma dificuldade a mais, principalmente na hora de escoar a produção.

A construção ocorreu no início dos anos 20, tendo à frente Manoel Antônio Alves Lima. Com auxílio financeiro do município de Ribeirão Claro, a ponte foi construída dentro dos planos de ligar essa cidade com a Estação Chavantes da Estrada de Ferro Sorocabana.

Sua importância estratégica fez com que ela fosse abatida, nas duas primeiras vezes por conflitos - Primeiro em 1924, durante a Revolução Paulista, depois durante a Revolução Constitucionalista de 1932. A terceira tragédia aconteceu em junho de 1983, vitimada de uma enchente.

Uma placa gravada em letras de chumbo, ilustra bem a trajetória histórica da única ponte pênsil do Paraná:

“Em 1924 e 1932 revoluções armadas destruíram esta ponte. Em 1983 uma grande enchente a destruiu. Toda vez que um mal destruir um bem ele será reconstruído, para que não morra no coração dos homens a esperança. Jovens de Chavantes, 1985”.

Fonte: Patrimônio Cultural 

Nenhum comentário:

Postar um comentário