Café #SímbolodaAmizade, o bom é compartilhar!

PARTICIPE

Compartilhe uma história que você participou ou ouviu em um momento de café

Envie para sabordahistoria@gmail.com

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Depoimento do Leitor

Mara Oliveira

"Algumas das minhas melhores recordações da infância, estão relacionadas ao café. Como toda criança ansiosa, quando eu viajava com meus pais não via a hora de chegar à casa das minhas tias em Londrina, e o sinal de que o destino estava próximo era a fábrica do Café Cacique, ahhh o café com seu cheiro inconfundível na estrada e aquela indústria funcionando vinte e quatro horas por dia, para levar os melhores grãos à mesa do consumidor".


Sabor da História Café - Obrigado Mara, legal você ter enviado para nós sua história, e apartir dela vamos contar um pouco da Cia. Cacique de Café Solúvel


Cia Cacique de Café Solúvel 

O nome e a imagem do índio, é reflexo da década de 50, quando Horácio Sabino Coimbra adquiriu a Cia. Cacique de Armazéns Gerais. Anos depois, mais precisamente em 17 de outubro de 1959 Horácio Coimbra fundou uma fábrica de café solúvel, resolveu utilizar do mesmo nome, à Cia. Cacique de Café Solúvel, pois a palavra Cacique tem exatamente o mesmo significado em qualquer idioma. 
O primeiro produto a ser fabricado foi o café solúvel em spray. 
Em 1968 a capacidade de produção é duplicada, em 1970 a Cia. Cacique é principal empresa brasileira exportadora. No mesmo ano, é assinado o contrato com o atleta Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, para utilizar de seu nome, sela o nascimento da consagrada marca “Café Pelé”. 
Sempre em busca do desenvolvimento e o crescimento a Cacique desenvolveu tecnologia de ponta, como a utilização da borra do café, como combustível para alimentar caldeiras que geram energia em forma de vapor para fábrica. Uma economia de 7.000 toneladas de óleo combustível. 
Atuando de forma expressiva no mercado externo e dando continuidade ao desenvolvimento e crescimento, à Cacique constrói uma fábrica para a produção de café solúvel liofilizado. O produto tem como principal característica a preservação do sabor e dos aromas naturais do grão utilizado para sua produção, um processo de alta tecnologia é utilizado, o extrato do café após ser congelado é desidratado , sob alto vácuo e na temperatura de -40°C, ideal para que a água, em estado sólido, transforme-se diretamente em vapor, sem passar pelo estado líquido. 

Envie também sua história para sabordahistoria@gmail.com

Mais informações: www.cafepele.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário