Café #SímbolodaAmizade, o bom é compartilhar!

PARTICIPE

Compartilhe uma história que você participou ou ouviu em um momento de café

Envie para sabordahistoria@gmail.com

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Fogo destrói cinema histórico de Londrina

O Cine Teatro Ouro Verde é uma sala de teatro localizado na região central de Londrina, município do estado do Paraná e o seu prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual[1].

O teatro foi inaugurado em 24 de dezembro de 1952, enquanto a cidade vivia o auge da exploração cafeeira, daí o nome Ouro Verde. O projeto foi realizado pelo arquiteto Villanova Artigas, contando inicialmente com 1500 lugares.

Em 1978, o Cine Ouro Verde foi adquirido pela Universidade Estadual de Londrina e seu nome foi mudado para Cine Teatro Universitário Ouro Verde, mas o nome antigo continua a ser mais utilizado.

Desde os anos 1980 o teatro abriga as mostras do Festival Internacional de Londrina (FILO). Em 2002, o Cine Ouro Verde foi inserido em um projeto da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná chamado "Velho Cinema Novo", que visava reformar diversas salas de teatro e cinema por todo o estado, consideradas de inestimável valor histórico. Em 2003, o teatro voltou a funcionar com capacidade para 853 espectadores.

Fogo destrói grande parte do Cine Teatro Ouro Verde, como é mais conhecido, 12/02/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário